segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Maternidade: parto normal ou cesariana?


Bom, você começa a ser mãe logo depois do parto. E essa é a última grande dúvida da gravidez: qual parto escolher? Antes de começar a escrever qualquer coisa, tenho que dizer que não tenho qualquer base científica para escrever essas linhas, são apenas pensamentos meus e como os conduzi. Desde pequena eu dizia que quando tivesse um filho, ia ser cesariana. Olha que loucura. Criança, sem a menor noção do que cada coisa representa e eu repetia para mim mesma que nunca faria parto normal. Tinha pavor só de pensar. Quis o destino que eu casasse com um médico. Que desde sempre me dizia que só teria filho se fosse de cesariana. Quando fiz minha primeira consulta com meu obstetra, só pensava nisso. No final da consulta ele me falou que gostava muito de cesariana. Pronto. Cansei de explicar meus motivos, não vou ficar aqui discutindo o que é melhor ou pior. O que eu acho errado é que sempre se fala do riscos da cesariana, mas nunca falam sobre os riscos do parto normal.  O fato é que, ao abrir minha barriga, a placenta estava anterior, o que nenhum exame mostrou. Fiz 6 ultrassonografias e nenhuma mostrou que a placenta estava fora do lugar. Meu pré-natal estava 100%. E o sustinho ao abrir a barriga. Se tivesse feito parto normal, o médico ia rebolar pra tirar meu filho lá de dentro, dada a situação. Tem gente que faz parto normal e acha uma maravilha. Tem gente que faz cesariana e acha tudo muito melhor. Tem gente que fez os dois e diverge opinião. Não dê ouvidos. Siga sua vontade, converse MUITO com seu médico e decida COM ELE o que vai ser melhor para você. O que eu posso dizer do meu parto foi que não senti absolutamente nada, nem na cirurgia, nem no dia. Levantar foi um pouco dolorido por causa das manobras que foram feitas por conta da placenta anterior e dor nas costas por causa da anestesia. Meu parto foi num domingo e cada dia fui levantando e andando o quanto podia, e na sexta-feira já carregava meu filho normalmente nos braços. 

Nenhum comentário: