Nunca fui fã de cebola. Catava todas de qualquer prato. Com o tempo, fui catando menos e cada vez menos, até que passei a encará-las no meio dos molhos, do cachorro-quente, da pizza - bem verdade que na portuguesa ainda cato 75% - e assim se seguiu. Meu marido ama cebola e passei a, ao menos, experimentar algumas de suas cebolas. Um dia foi assada, noutro dia foi caramelada (uma delícia) e assim fui aprendendo a saborear a tal da cebola. Então hoje eu resolvi encarar a cozinha e fazer uma cebola assada, tiradas dos meus livrinhos, já famosos aqui. Posso dizer hoje que gosto de cebola!
A carne foi ele quem fez, quem quiser ver acesse o blog dele:
http://reflexoesdeumjorge.blogspot.com.br/2012/05/contrafile-ao-pesto-com-cebola-assada.html, vale a pena, ficou uma delícia! Lá também tem indicação de um vinho para acompanhar o prato!
Você vai precisar de:
4 cebolas médias
Sal e pimenta-do-reino (eu usei a branca)
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de leite
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado e mais um punhadinho para polvilhar
1/2 xícara de chá de milho verde
Azeite de oliva para regar
Salsa picada
1/2 xícara de chá de bacon
Descasque as cebolas e cozinhe em água e sal por 10 minutos. Tire, escoe e corte uma tampa. Com uma colher pequena, retire a polpa, formando uma tijelinha (ficam de 3 a 4 aneis da cebola).
Pique a polpa. Derreta a margarina e refogue a polpa da cebola. Acrescente a farinha de trigo e mexa bem, até formar uma pasta.
Retire do fogo e acrescente o leite, mexendo até obter um creme. Volte com a panela ao fogo, adicione o queijo ralado, o milho e no final coloque sal e pimenta-do-reino a seu gosto.
Polvilhe com queijo ralado e regue com azeite.
Leve ao forno de 180º por mais ou menos 20 minutos para gratinar. Enquanto isso, refogue o bacon.
Retire do fogo, decore com a salsinha e o bacon.
Sirva com qualquer tipo de carne.
4 comentários:
Deu vontade de comer... Só o recheio - hehehehe
hehehe sobrou recheio até...deu para as 4 cebolas e sobrou um pouco!
QUE DELÍCIA CARO....UHUMMMM
Postar um comentário