sábado, 8 de dezembro de 2012

Festas infantis: regras de etiqueta (parte II: lembrancinhas!)




Gente, eu tenho que cuidar com o que vou escrever aqui, pra não esculhambar! O que está acontecendo com esse povo???? Parecem uns bichos em cima das lembrancinhas! Credo, acho que vão na festa pra acumular e encher as bolsas. Olha, contando, ninguém acredita!!! Mas quero fazer um post bem objetivo. Eu penso que, se você é convidado:
1 – Espere o anfitrião oferecer. Mesmo que esteja exposto, não fique pegando e enchendo as bolsas. Muito menos pegue escondido.
2 – Veja se realmente isso vai lhe ser útil. Às vezes vem um potinho com uma bala que você nem aprecia, ou um kit para colorir e você nem tem filhos, vai levar pra que???? Observe se as lembranças são somente para as crianças ou para os adultos também. Melhor esperar o anfitrião distribuir.
3 – Não peça para levar para fulano ou ciclano, ou para seus outros 12 netos. A lembrança é uma lembrança da festa, de quem foi. Para você daqui a 10 anos pegar e falar, nossa, isso aqui foi da festa do fulaninho, tava muito legal...enfim! Se sobrou e a pessoa quer lhe oferecer para levar para sua sobrinha ou para sua priminha que ela conhece, tudo bem.
4 – Se tiver mais opção de cores ou tipos de balas ou qualquer outra coisa que tenha mais opções: pegue somente um! No aniversário do meu filho fiz 3 cores de lápis com a fotinho dele e o teminha do cocoricó. Teve gente que pegou um de cada cor. Se eu tivesse feito 10 opções de cores a pessoa teria que pegar um de cada cor??? Criança a gente até entende a empolgação, mas adulto...
5 – Se você ficou até o final e viu que sobrou muito, também não peça (a não ser que você tenha mega intimidade com a anfitriã). Normalmente a pessoa também recebe presentinhos de quem não veio e vai querer entregar a lembrancinha para agradecer.
6 – Pense que às vezes a pessoa faz tudo contadinho, respeite.
7 –Estava em uma festinha, quando escutei uma mãe assim: fulaninho, vamos embora, vá lá que a tia fulana vai te dar a lembrancinha. Detalhe: não tinha lembrancinha!!! Muito sem noção essa mãe. Essa era a hora dela falar: olha filho, a mãe faz pq a mãe gosta e tal, mas nem sempre vai ter lembrancinha, nem sempre a pessoa pode ou quer dar, ok? Nem precisa comentar o resto né?
Se você é anfitrião:
1 – Eu acho bacana sempre ter alguma coisa para a pessoa lembrar da festa. O nome já diz: lembrança. Não precisa ser caro, nem ser uma imensidão de coisas (já saí de festa com muito mais coisa do que entrei!). Mas também não precisa ter, não se sinta obrigado a fazer, só porque todo mundo faz!
2 – Eu sou do Sul e lá o Parabéns é cantado no início da festa, porque as pessoas são pontuais, e depois cada um vai embora quando quer, então nesse momento as lembrancinhas são entregues. Aqui no Rio, cada um chega na hora que quer e o Parabéns é cantado no final, mais ou menos dizendo que a festa acabou! Eu particularmente, prefiro a do sul, quando a gente ainda está arrumadinho para as fotos rs! Então o que fiz aqui no Rio. Depois do Parabéns, que não era pra ninguém ir embora, já fui distribuindo as lembrancinhas. Observei que muita gente já tinha pegado (nenhuma criança...) e pegou de novo...e depois antes de ir embora foi na mesa principal e enfiou mais uns debaixo do braço. Ai me pergunto: qual a finalidade de se encher de lembrancinhas da festa???????? Por isso resolvi distribuir logo, antes que 3 convidados levassem tudo e os outros 57 ficassem sem nada e acalmar os ânimos. Eu fiz lápis para todos, ímã de geladeira, e nas mesas tinha um baldinho com balinhas, e coloquei também esses baldinhos na mesa principal, caso sentasse mais de uma família na mesa. Mas tinha baldinho em 3 cores...então tinha gente que precisou levar um balde de cada cor, um lápis de cada cor...
3 – Para o próximo ano vou fazer tudo com choquinho. Pegou antes, leva choquinho! Pegou a mais, leva choquinho!!!!
Tudo é aprendizado né? E vocês, o que tem para me contar?????

8 comentários:

Unknown disse...

Perfeito!!

Carolina Moraes disse...

hehhee...que bom, Gi, tava falando aqui pra Maíra que às vezes eu acho que sou educada demais rs!

Carolina Moraes disse...

Minha amiga Flavia Marchi, deu a sua opinião lá no face:
é o fim tbm quando as pessoas ficam pedindo na cara dura e enchendo pratinhos de salgadinhos e bolo pra levar pra casa...poxa foi vc quem pagou é vc quem deve decidir ou comer no dia seguinte. Muitas vezes ja chamei criança no canto pra explicar e dar uma bronca (quando as mães são umas toscas) que se vc não gosta ou não come determinada coisa nem pega se for pra morder e jogar num canto. Pra mim, na minha casa, isso é falta de educação, desrespeito e desperdício... AFF.

Carolina Moraes: sim Flavinha, aquelas coxinhas mordidas só na ponta e os brigadeiros pisados...pior fui eu que numa festa coletiva, comemorei o aniver do meu filho e levei um bolo...uma outra pessoa começou a cortar meu bolo pras outras pessoas levarem pra casa, sem sequer me consultar...

Unknown disse...

Olha Carolina Moraes achei super pertinente seu post e é mesmo de indignar a falta de educação de algumas pessoas. Tomara que um ano seja tempo suficiente pra que os mal educados aprendam a se comportar e não te causem constrangimento. Bjss :))

Carolina Moraes disse...

Obrigada Regina, é impressionante que tenhamos que falar com todas as letras como as pessoas devem se comportar...como exibir o mínimo de educação...

Unknown disse...

Super legal....Aqui nas minhas festas ninguém avança na mesa,ou pega lembrancinha sem eu oferecer. Qdo um convidado vem se despedir,eu vou até a mesa principal para pegar as lembrancinhas personalizadas e se tiver filho tbm a lembrancinha da criança.
Parabéns muito legal,e na real eh assim que acontece mesmo!!

jrsfmartins disse...

Aline, eu ultimamente tenho visto uma pessoa destinada unicamente a cuidar das lembrancinhas, na saída das festas...acho um horror!! Na realidade as pessoas sabem que estão agindo errado, mas algumas pensam que ninguém viu!!! No segundo aniversário do meu filho já foi um pouco diferente...até porque não coloquei tudo e nomeei o que era só para as crianças...e acho que alguns leram o post e ficaram com vergonha kkkk!!! Sonho com o dia que não precisarei vigiar a mesa e cada um levar somente o seu, com tranquilidade!

Mãe feliz disse...

gostaria de pedir uma opinião, quando eu convido uma família que tem mais de 1 filho, 2 ou 3 n caso, eu tenho que dar uma lembrancinha para cada criança ou 1 por familia? pq no caso quero fazer almofadas para festa da minha filha e é caro, não é como saquinho de doces rs....então fico nessa duvida pq a maioria dos meus convidados tem mais de 1 criança!